terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Lista de funções na produção cinematográfica

Na nossa revisão falei de algumas funções que julgava mais importantes, agora vou postar uma lista mais completa, lembrando sempre que isso varia de produção para produção, do objetivo, do orçamento, são inúmeras as variáveis na composiçãon da equipe.

Roteirista
Cria um roteiro original ou faz a adaptação de um texto já existente. Trabalha na Pré-produção.

Pesquisador de pré-produção
Faz pesquisas a pedido do roteirista: pesquisa histórica ou levantamento de dados. Trabalha na Pré-produção.

Designer de projeto gráfico
Cria a identidade visual do book de captação do filme e mais tarde, na época do lançamento, cria os letreiros e a abertura do filme. Trabalha na Pré-produção e pós produção do filme.

Captador de patrocínio
Pessoa do meio cinematográfico que visita possíveis patrocinadores para levantar apoio financeiro para o filme. Trabalha antes da pré-produção

Diretor
Responsável pela concepção artística geral do filme. Trabalha em todas as fases.

1º. assistente de direção
Trabalha junto ao diretor e geralmente faz a interlocução entre a direção e os outros departamentos: produção, direção de arte, fotografia, etc. Trabalha na Pré-produção e filmagem.

2º assistente de direção
Reporta-se ao 1º. assisttente, e pode cuidar de departamentos específicos, como a condução do elenco, ou da figuração. Trabalha na pré-produção e filmagem.

Produtor Executivo
Responsável pelo orçamento do filme (e suas negociações) e pelos prazos em todas as etapas do trabalho. Trabalha em todas as fases.

Diretor de Produção
Responsável pelo andamento da produção em todas as suas etapas: contratação de equipe, pesquisa de locação, planejamento de filmagem, logística de instalação de todos os departamentos do filme, controle do orçamento diário nas filmagens. Trabalha na pré-produção, filmagem e desprodução

Assistente de Produção
Trabalha junto ao diretor de produção e sua função pode se dividir em departamentos: logística, transporte, elenco, hospedagem e alimentação, etc. O número de assistentes dependerá da demanda do filme. Trabalha na pré-produção, filmagem e desprodução.

Produtor de Locação
Faz a pesquisa de possíveis locações do filme e alguns casos acompanha as filmagens. Trabalha na pré-produção e filmagem.

Produtor de platô
Atua no momento da filmagem, coordenando a produção do set de filmagem: interdição do trânsito, coordenação de filmagem em estúdio, controle do movimento dos outros departamentos em cena, horários da filmagem, etc. Trabalha na filmagem.

Diretor de Fotografia
Responsável pela concepção visual da fotografia do filme, que inclui iluminação, enquadramento das cenas, escolha do negativo, escolha de tons do filme, marcação de luz após a montagem. Escolhe o tipo de camera e lentes para a filmagem. Trabalha na pré-produção, filmagem e pós produção.

Assistente de Camera I
O 1º. assistente de camera é quem cuida do foco da imagem para o diretor de fotografia. Também é chamado de foquista. Se requisitado pelo fotógrafo, pode trabalhar na preparação fazendo testes de camera e de negativo antes das filmagens. Trabalha na pré-produção e Filmagem.

Assistente de Camera II
É responsável pelo cuidado com o equipamento de camera e é quem troca o chassi, a caixa onde se deposita o negativo do filme na camera. Trabalha na filmagem.

Operador de VT
É a pessoa que opera o video-assist, a pequena camereta que é acoplada à camera de cinema, permitindo que se monitore, grave e revise as cenas fiilmadas. Filmagem.

Técnico de Som
Responsável pela captação e gravação do som direto do filme. É o chefe da equipe de som. Trabalha na filmagem.

Microfonista
Assistente do técnico de som, é quem opera o microfone, geralmente acoplado a um boom de longo alcance (vara) . trabalha na filmagem.

Eletricista
Responsável, junto com sua equipe, pela montagem, instalação e manutenção de todo material elétrico referente à iluminação do set de filmagem. O eletricista-chefe e conhecido como “Gaffer”. Trabalha na preparação e Filmagem.

Maquinista
Responsável, junto com sua equipe, pela montagem e manuseio de todo material de maquinária, como carrinhos, trilhos, gruas, grades no teto, dollies, ganchos, roldanas, e todo equipamento mecânico necessáirio para movimentos de camera. O maquinista-chefe e conhecido como “Grip”. Trabalha na preparação e Filmagem.

Produtor de Elenco
Responsável pela seleção e teste de elenco, contratos com atores e acompanhamento do elenco nas filmagens. Trabalha na pré-produção e filmagem.
Preparador de Atores
Ensaia e faz preparação vocal e corporal com os atores principais. Trabalha na pré-produção e filmagem.

Diretor de Arte
Responsável pela concepção visual dos cenários e locações do filme. Desenha e cria os cenários e ambientes do roteiro, acompanhando todo o trabalho de sua equipe subordinada. Trabalha em conjunto com o diretor de fotografia, no que diz respeito às cores escolhidas para cada cena. Trabalha na pré-produção e filmagem.

Produtor de objetos
Trabalha no departamento de arte. Responsável pelo “dressing”. É a pessoa que vai fazer a decoração dos ambientes, segundo a concepção do diretor de arte. Trabalha na pré-produção e filmagem.

Cenotécnico
Responsável pela montagem e manutenção dos cenários: carpintaria, pintura, construção, etc. Trabalha na pré-produção e filmagem.

Continuísta
Pessoa responsável pela continuidade das cenas de acordo com o roteiro: continuidade de figurino, caracterização de atores, eixo de cena, cenários, etc. Faz o controle diário de tudo que foi filmado, e registra as cenas através de fotos polaroid ou camera digital. Trabalha na filmagem.

Aderecista
Confecciona adereços a pedido da direção de arte, como acessórios de época ou objetos que precisem ser feitos a mão. Trabalha na preparação e filmagem.

Mockupista
Confecciona os “ mock-ups” ou obejtos falsos, que servem apenas para a filmagem, como embalagens sem conteúdo dentro ou alimentos não comestíveis. Trabalha na preparação e filmagem.

Efeitista
Responsável por efeitos visuais durante a filmagem, como explosões, fumaças, chuva, tempestade, vapor quente (fada morgana), etc. Trabalha na filmagem.

Figurinista
Responsável pela concepção, desenho e criação dos figurinos do filme. Trabalha na preparação e filmagem.

Camareira
Responsável pela manutenção e limpeza das roupas, ajustes de costura, passagem a ferro e pequenos consertos. Trabalha na filmagem.

Maquiador/ Cabeleireiro
Responsável pela maquiagem dos atores em cena. Se necessário, faz pesquisa de caracterização de época para maquiar e compor a imagem dos atores. Trabalha na filmagem.

Boy de Set
Ajudante da produção. Faz serviços gerais à pedido produção ou aos outros departamentos dentro do set de filmagem. Trabalha na filmagem.

Equipe de alimentação/ Catering
Equipe responsável pela alimentação de toda a equipe no set de filmagem. Trabalha na Filmagem.

Equipe de seguro
Faz o seguro de vida da equipe e do elenco, assim como de todo equipamento a ser usado na filmagem. Trabalha na Filmagem.

Editor
Faz a edição ou montagem das cenas filmadas, de acordo com o roteiro. Geralmente seu trabalho é acompanhado pelo diretor do filme. Trabalha na Pós produção.

Sincronizador
É a pessoa que sincroniza som e imagem. Ele recebe a imagem filmada sem som, e através de um sistema de registro de timecode de som e imagem gravados na captação da cena, copia o som na mesma fita onde está a imagem e superpõe (ou sincroniza) os dois. Daí prepara-se a imagem sonorizada para a edição. Trabalha na Pós-produção.

Assistente de Edição
Na edição em video, é quem prepara, loga e digitaliza as imagens na ilha de edição. Em moviola, separa/ ordena as cenas por assunto para o montador trabalhar. Trabalha na pós-produção.

Pesquisador de pós-produção
É contratado para fazer pesquisa de trilha sonora ou de imagens de arquivo a serem inseridas na edição final de um filme. Trabalha na Pós-produção.

Licenciador de pós produção
É a pessoa que regulariza os direitos de cessão de imagens de arquivo ou direitos autorais de músicas licenciadas para o filme. Trabalha na pós-produção.

Finalizador de Imagem
Após a edição offline (video) ou montagem de copião (moviola), é a pessoa que dá o tratamento final às imagens editadas no filme. Trabalha na pós-produção

Colorista/ Telecine
É o profissional que, junto com o diretor de fotografia, faz a marcação de luz das imagens editadas de um fillme. Pode-se alterar os tons, cores ou textura de tudo o que foi fillmado. Trabalha na pós-produção.

Colorista/ Laboratório
É o profissional do laborarório que faz a marcação final de luz no filme, após a impressaõ da cópia zero em película. Trabalha na Pós-produção.

Técnico de computação gráfica
Cria os efeitos visuais, animações ou vinhetas do filme. Trabalha na Pós-produção.

Editor de som
Depois do filme editado, faz a filtragem do som direto, recoloca as falas, limpa os ruídos ambientes. Depois incorpora os sons adicionais, como ruídos de sala, locuções, dublagens e trilha sonora. Trabalha na pós-produção.

Produtor de Foley
Grava e produz os ruídos de sala, que são colocados no filme depois da montagem: barulho de passos, porta se abrindo, etc. Trabalha na Pós-produção.

Editor de mixagem
Junta todos os canais de som e faz a mixagem final de áudio do filme. Trabalha na pós-produção.

Compositor Trilha Sonora
Compõe a trilha sonora do filme, encomendada segundo instruções do diretor.Trabalha na Pós-produção.

Locutor
Grava a narração final depois do filme editado, caso haja narração. Trabalha na pós-produção.

Designer gráfico / Abertura e letreiros
Cria os letreiros e efeitos de abertura do filme e toda a tipologia a ser usada nos créditos finais. Trabalha na Pós-produção.

Produtor de finalização
Coordena todo o trabalho de pós produção, faz o link entre os departamentos em ação e é responsável pelos prazos de entrega e orçamento de cada etapa. Trabalha na Pós-produção.

Assessor Jurídico
É quem responde pela redação dos contratos de equipe, autorizações, termos de cessão de direitos autorais, de imagem e musicais. Trabalha em todas as etapas.

Tesoureiro
Faz os pagamentos semanais à equipe e desembolsa as verbas necessárias a todos gastos de produção. Trabalha em todas as etapas.

Contabilidade
Administra o dinheiro do patrocinio e faz a prestação de contas no final do filme. Trabalha em todas as etapas.

7 comentários:

  1. Olá, Professor! Boa tarde!
    Gostei muito do seu texto, também sou professora e estava justamente pesquisando conteúdos sobre Produção para passar aos meus alunos. Peço licença para usar o seu texto na aula para o curso técnico de Publicidade no qual leciono, dando os devidos créditos, é claro! Pois foi o mais completo e ao mesmo tempo conciso que encontrei. Meus alunos tem entre 16 e 18 anos e quanto mais objetivo o conteúdo melhor é absorvido por eles.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA QUE DE LER UM COMENTÁRIO SOBRE PRODUTOR DE ARTE.

    ResponderExcluir
  3. Sou autodidata e estou escrevendo um roteiro de um filme de ação. gostaria de saber sobre patrocinadores. quem e como devo abordá-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma boa forma de achar quem mais investe nos diversos segmentos do audiovisual é fazendo pesquisas em site como o marketing cultural, que trazem as atualizações do mercado. Porém, se você está em fase de produção de roteiro, antes de procurar um patrocinador precisa achar uma produtora. Procure editais de patrocínio também. O Fundo Setorial e o PROAC sempre tem opções disponíveis. Alguns até favorecem determinadas localizações geográficas para fomentar a cultura. As informações aqui estão muito resumidas mas espero que tenha conseguido ajudá-lo um pouco.

      Excluir
  4. alquem pode me mandar um material completo sobre produtor de arte

    ResponderExcluir