quarta-feira, 6 de maio de 2009

MERCHANDISING

Merchandising

Ao é pé da letra:"Em, inglês, merchand é mercador. Merchandising, portanto, significa destacar a mercadoria. Enquanto o Marketing explora imagem da empresa como um todo, incluindo logomarca, promoção, distribuição, mídia, tudo enfim, o merchandising é a exposição do produto. Mostrar o produto é fazer merchandising. Merchandising na TV, por exemplo, é colocar o produto no meio de uma cena de novela. Mas existe também o merchandising no ponto-de-venda, que tem como responsabilidade destacar o produto perante os demais. Assim, outdoors, placas em padarias, ônibus, degustação em supermercados também são ações de merchandising. Tudo o que coloca o produto em evidência é merchandising".

Fonte: http://boasideias.com.br/guiadomarketing/merchandising.htm


Por Ewerton Bussada

Alguns profissionais interpretam o termo Merchandising como o conjunto de ações de Marketing realizadas com produtos ou serviços que tem como objetivo final a venda de outro produto. Por exemplo, quando é lançado um filme no cinema, o mix de Comunicação deste lançamento associado a todos os souveniers como camisetas, canecas, máscaras, bonecos, etc, constituem a ação de Merchandising.

Existe ainda o Merchandising editorial, as famosas inserções de produtos ou serviços em programas de TV, chamado em outros países de Tie-in. Esta ação está evoluindo cada vez mais. Em muitas situações podemos observar quadros inteiros com o roteiro todo desenvolvido com foco no consumo do produto ou serviço anunciado.

O conceito mais difundido e aceito no nosso meio define Merchandising como técnicas, ações ou qualquer material promocional utilizado em pontos-de-venda, que informam o consumidor e dão mais visibilidade a produtos, marcas ou serviços, influenciando na decisão de compra.

Não podemos confundir Merchandising com promoção de vendas. O Merchandising está acima da promoção de vendas e a usa como ferramenta para efetivar sua estratégia.

Fonte: http://www.revistameioemidia.com.br/revistamm.qps/IBframe?OpenFrameSet&Frame=Body&Src=%2Frevistamm.qps%2FRef%2FRHSR-6PTUAY%3FEditDocument%26AutoFramed


Tie-in pode ser conceituado também como qualquer produto feito a partir de um filme, um desenho, uma série de TV, etc, para que a empresa/companhia aumente seus lucros. A empresa/companhia tem o domínio sobre a marca, e qualquer produto lançado, um jogo de video-game, por exemplo, será um tie-in. No caso, seriam os produtos a partir do filme twilight. Tie-in em inglês significa algo que está interligado, no caso os produtos estão interligados com o filme.

UM texto interessante sobre Merchandising é:
O "merchandising" é a alma do negócio?
de José Carlos Veronezzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário