quarta-feira, 20 de maio de 2009

PRODUÇÃO DO VÍDEO DE TREINAMENTO

PRODUÇÃO DO VÍDEO DE TREINAMENTO

OBJETIVO

Produzir dois vídeo de treinamento para a utilização do SIA pelos acadêmicos.
Um sobre os recursos acadêmicos e outro sobre a secretaria virtual.

PUBLICO ALVO

Calouros da FESCG e acadêmicos em geral.

FORMATO

Ambos os vídeo deverão ser constituídos de um bloco, com duração entre 5 e 7 minutos, onde primeiramente deverá ser mostrado de forma geral o que é o SIA.
O vídeo do Grupo 1 apresentará como se utilizar dos principais recursos acadêmicos do SIA.
O vídeo do Grupo 2 mostrará quais são os principais recursos da secretaria virtual e como se utilizar.

APRESENTAÇÃO E LOCUÇÃO EM OFF: Ambos os grupos terão um apresentador: O Grupo 1 utilizará um apresentador masculino e voz em off feminina.
O Grupo 2 utilizará uma apresentadora feminina e voz em off masculina.
Poderá ser feita a inversão de papeis entre os grupos.
A apresentação deverá ter no mínimo 2 cabeças (entrado do apresentador no vídeo), uma na faculdade (laboratório, secretária ou fachada) e outra no estúdio onde o apresentador se posicionará no lado esquerdo do vídeo e do lado direito haverá um grafismo sobre o SIA (Lembrem-se que o SAI é uma marca da Estácio).
A função do apresentador é localizar e divulgar as informações mais genéricas.
A função da voz em off é ensinar a utilização do sistema.

CAPTURA DE TELAS

Existe a possibilidade de se capturar o que está acontecendo na tela do computador em tempo real e com qualidade. Existem softwares para isso como o
AviScreen Image and Video Capture
http://superdownloads.uol.com.br/download/19/aviscreen-image-and-video-capture/

A captura deve ser feita em formato AVI 720 x 480 px. Formato NTSC.

Testem essa possibilidade. Ou utilizem a captura de tela, mas neste caso é preciso fazer uma correção de cores e tratamento de imagens bem trabalhoso.

Outra possibilidade é usar GCs e boxes ou círculos para destacar ainda mais as ações.

PROGRAMAÇÃO VISUAL

A programação visual devera privilegiar as cores azul e branco e manter uma unidade visual com o SAI.
Criem antes da gravação do apresentador a tela de fundo para o estúdio – uma sugestão é deixar a programação visual no lado oposto ao apresentador de forma que ela não toque nele, para neste caso aproveitar o azul do fundo e evitar o trabalho de ter que recortar um croma key.
Criem a tarja para a inserção do nome do apresentador.
O formato melhor para ser usado no vídeo é o PSD, por preservar a transparência do fundo. O formato de tela é o 720 x 486 px.
Ficha técnica – não poderá durar mais de 15 segundos e deverá mostra imagens de todos os integrantes do grupo (é de livre criação).

VINHETA
Cada grupo deverá criar uma vinheta de abertura de 5 segundos no padrão de identidade visual do vídeo. Com trilha original.

OBS. Não esqueçam de um estudo de cor para a roupa, e da maquiagem na hora da gravação.
PRODUÇÃO DO VÍDEO DE TREINAMENTO

OBJETIVO

Produzir dois vídeo de treinamento para a utilização do SIA pelos acadêmicos.
Um sobre os recursos acadêmicos e outro sobre a secretaria virtual.

PUBLICO ALVO

Calouros da FESCG e acadêmicos em geral.

FORMATO

Ambos os vídeo deverão ser constituídos de um bloco, com duração entre 5 e 7 minutos, onde primeiramente deverá ser mostrado de forma geral o que é o SIA.
O vídeo do Grupo 1 apresentará como se utilizar dos principais recursos acadêmicos do SIA.
O vídeo do Grupo 2 mostrará quais são os principais recursos da secretaria virtual e como se utilizar.

APRESENTAÇÃO E LOCUÇÃO EM OFF: Ambos os grupos terão um apresentador: O Grupo 1 utilizará um apresentador masculino e voz em off feminina.
O Grupo 2 utilizará uma apresentadora feminina e voz em off masculina.
Poderá ser feita a inversão de papeis entre os grupos.
A apresentação deverá ter no mínimo 2 cabeças (entrado do apresentador no vídeo), uma na faculdade (laboratório, secretária ou fachada) e outra no estúdio onde o apresentador se posicionará no lado esquerdo do vídeo e do lado direito haverá um grafismo sobre o SIA (Lembrem-se que o SAI é uma marca da Estácio).
A função do apresentador é localizar e divulgar as informações mais genéricas.
A função da voz em off é ensinar a utilização do sistema.

CAPTURA DE TELAS

Existe a possibilidade de se capturar o que está acontecendo na tela do computador em tempo real e com qualidade. Existem softwares para isso como o
AviScreen Image and Video Capture
http://superdownloads.uol.com.br/download/19/aviscreen-image-and-video-capture/

A captura deve ser feita em formato AVI 720 x 480 px. Formato NTSC.

Testem essa possibilidade. Ou utilizem a captura de tela, mas neste caso é preciso fazer uma correção de cores e tratamento de imagens bem trabalhoso.

Outra possibilidade é usar GCs e boxes ou círculos para destacar ainda mais as ações.

PROGRAMAÇÃO VISUAL

A programação visual devera privilegiar as cores azul e branco e manter uma unidade visual com o SAI.
Criem antes da gravação do apresentador a tela de fundo para o estúdio – uma sugestão é deixar a programação visual no lado oposto ao apresentador de forma que ela não toque nele, para neste caso aproveitar o azul do fundo e evitar o trabalho de ter que recortar um croma key.
Criem a tarja para a inserção do nome do apresentador.
O formato melhor para ser usado no vídeo é o PSD, por preservar a transparência do fundo. O formato de tela é o 720 x 486 px.
Ficha técnica – não poderá durar mais de 15 segundos e deverá mostra imagens de todos os integrantes do grupo (é de livre criação).

VINHETA
Cada grupo deverá criar uma vinheta de abertura de 5 segundos no padrão de identidade visual do vídeo. Com trilha original.

OBS. Não esqueçam de um estudo de cor para a roupa, e da maquiagem na hora da gravação.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Post atrasado

Pessoal estou postando aquele teste que a gente fez início do semestre, como não deu tempo de finalizar, pedi o que o Jr e o Ricardo fizesse... vale para ver os cortes e os tipos de transição: corte seco, wipe, venetian wipe, star iris wipe, pege curl e fade black.


Lembrando que o exercício foi tentar construir algo coerente juntando dois textos diferentes e no improviso.
Vocês acham que conseguimos???

quarta-feira, 6 de maio de 2009

MERCHANDISING

Merchandising

Ao é pé da letra:"Em, inglês, merchand é mercador. Merchandising, portanto, significa destacar a mercadoria. Enquanto o Marketing explora imagem da empresa como um todo, incluindo logomarca, promoção, distribuição, mídia, tudo enfim, o merchandising é a exposição do produto. Mostrar o produto é fazer merchandising. Merchandising na TV, por exemplo, é colocar o produto no meio de uma cena de novela. Mas existe também o merchandising no ponto-de-venda, que tem como responsabilidade destacar o produto perante os demais. Assim, outdoors, placas em padarias, ônibus, degustação em supermercados também são ações de merchandising. Tudo o que coloca o produto em evidência é merchandising".

Fonte: http://boasideias.com.br/guiadomarketing/merchandising.htm


Por Ewerton Bussada

Alguns profissionais interpretam o termo Merchandising como o conjunto de ações de Marketing realizadas com produtos ou serviços que tem como objetivo final a venda de outro produto. Por exemplo, quando é lançado um filme no cinema, o mix de Comunicação deste lançamento associado a todos os souveniers como camisetas, canecas, máscaras, bonecos, etc, constituem a ação de Merchandising.

Existe ainda o Merchandising editorial, as famosas inserções de produtos ou serviços em programas de TV, chamado em outros países de Tie-in. Esta ação está evoluindo cada vez mais. Em muitas situações podemos observar quadros inteiros com o roteiro todo desenvolvido com foco no consumo do produto ou serviço anunciado.

O conceito mais difundido e aceito no nosso meio define Merchandising como técnicas, ações ou qualquer material promocional utilizado em pontos-de-venda, que informam o consumidor e dão mais visibilidade a produtos, marcas ou serviços, influenciando na decisão de compra.

Não podemos confundir Merchandising com promoção de vendas. O Merchandising está acima da promoção de vendas e a usa como ferramenta para efetivar sua estratégia.

Fonte: http://www.revistameioemidia.com.br/revistamm.qps/IBframe?OpenFrameSet&Frame=Body&Src=%2Frevistamm.qps%2FRef%2FRHSR-6PTUAY%3FEditDocument%26AutoFramed


Tie-in pode ser conceituado também como qualquer produto feito a partir de um filme, um desenho, uma série de TV, etc, para que a empresa/companhia aumente seus lucros. A empresa/companhia tem o domínio sobre a marca, e qualquer produto lançado, um jogo de video-game, por exemplo, será um tie-in. No caso, seriam os produtos a partir do filme twilight. Tie-in em inglês significa algo que está interligado, no caso os produtos estão interligados com o filme.

UM texto interessante sobre Merchandising é:
O "merchandising" é a alma do negócio?
de José Carlos Veronezzi