quarta-feira, 18 de março de 2009

Travelling

Travelling:
a câmera move-se sobre um carrinho (ou qualquer suporte móvel) num eixo horizontal e paralelo ao movimento do objeto filmado. Este acompanhamento pode ser lateral ou frontal, neste último caso podendo ser de aproximação ou de afastamento. Ao lado temos um exemplo de travelling lateral.


Terça-feira de manhã foi dia de gravação, mais uma vez tivemos falhas na hora da pesquisa de locação, mas no fim achamos o que precisavamos. O resultado saiu dentro do previsto... vai ficar um vídeo muito bonito... no mínimo.


quinta-feira, 12 de março de 2009

Parecia uma produtora

Pessoal, a aula de ontém foi muito boa. O que fizemos é o que fazemos numa produção quando estamos iniciando um trabalho. Brainstorm e pré-produção. Acho que conseguimos excelentes idéias, possíveis de serem realizadas e estamos num nível de organização bom, mesmo sem os roteiros fechados já sabemos o que queremos produzir e o necessário para começar a produção. Agora é com vocês: fechem o roteiro e vamos produzir.

Velho Deitado: em produção existe um ditado que fala: Como comer um elefante inteiro? Coma um pedacinho de cada vez! (aposto que teve gente que pensou bobagem, rs!)
Produção é isso: uma coisa de cada vez, pra conseguir devorar o monstrengo.
Abraços

segunda-feira, 9 de março de 2009

Composição Cênica

Pessoal, tá postado abaixo um link para um material bem completo sobre composição cênica. LEIAM!!!!
lembrando sempre que para uma boa composição cênica é preciso:
Clareza nos Objetivos
Busque uma unidade
Construa a Composição em torno de um Centro de Interesse
Selecione o foco, o centro de interesse. Mude o foco. Construa complexidades.
Coloque o Elemento Mais Importante no Lugar Certo
Deixe Espaço para o Movimento
Equilíbrie os Tons
Crie um Padrão de Significados
Inclua Níveis de Significados Múltiplos
Utilizando Linhas
Emoldure o seu Centro de Interesse
Crie Significado Através de Cores e Tons
Utilize o Significado Sugerido pelo Movimento
e a mais importante! utilize a REGRA DOS TERÇOS.

terça-feira, 3 de março de 2009

Eu sou Rebelde

Esse vídeo é o resultado de um exercício onde a partir de dois textos improvisados e totalmente desconexos, contruímos uma narrativa coerente. Embora a técnica de edição não seja propriamente uma linguagem é um importante etapa da contrução do vídeo e desenvolvimento do narrar, com imagens e textos que não apresentam nenhuma conexão aparente, muitas vezes, são desenvolvidos desde comercias à filmes, resultado de uma capacidade de roteirização e percepção do potencial do texto. Editar é dar sentido, dar ritmo, aparar as arestas e dar o tratamento estético final.
Mas esse vídeo também teve como objetivo aproximar os estudantes do vídeo, desinibir, perder o medo do vídeo e conhecer algumas técnicas de direção e enquadramento.
Nossas diretoras atrizes foram a Marcielle e a Amanda, com a edição minha e do Jr., produção de áudio do Ricardo e apoio moral do Noa, Vicente e Pedro.




Produzir, criar, experiementar e Narrar

Produzir, criar, experiementar e narrar, essas são as palavras de ordem neste blog e na disciplina. Aqui vamos postar nossas experimentações, exercícios e produções, vamos ver e comentar o resultado do nosso trabalho, nossos erros e acertos, num processo de discussão e aperfeiçoamento.
Aqui poderemos colocar as dúvidas, dificuldades, idéias e críticas a respeito de produção e da disciplina.
Conto com a participação de todos.
Abraços